Follow this blog

Sunday, April 21, 2019

Litera Tour: Fahrenheit 451 - Ray Bradbury

Hey there my bees

Na Litera Tour de hoje vamos falar da uma das ou senão A minha obra favorita EVER. 

Trata-se dessa obra-prima de Ray Bradbury, chamada Fahrenheit 451:


A história se passa em um futuro distópico em que os livros (TODOS) foram absolutamente banidos da sociedade. Aqui, os bombeiros, a principal corporação que mantém a ordem deste lugar, tem como função atear fogo na casa das pessoas que forem denunciadas em portarem livros escondidos. 
Guy Montag é um bombeiro e vive por muitos anos alienado nessa vida até que ele conhece Clarisse McClellan. Essa garotinha é a peça chave da libertação social de Montag uma vez que ela o surpreende por sua curiosidade e inteligência.


"- Clarice não queria saber como as coisas aconteciam, ela queria saber o porque que elas aconteciam E isso é perigoso, Montag." 
    
Essa afirmação é dita pelo intendente da corporação de Montag quando ele o questiona sobre o sumiço da garotinha. 

Fahrenheit 451 se destaca por muitos motivos no âmbito literário, mas o que mais chama a atenção é a reflexão que o leitor sem dúvida se questiona: como uma obra que foi escrita em 1953 consegue traçar ou passar por uma realidade tão próxima a nossa atualmente? Como é possível um livro desenhar de maneira tão ficcional nuances da nossa atual realidade?

A obra, além de inibir o acesso ao conhecimento cultural, apresenta uma sociedade movida pelo espetáculo, pela entufamento de informações rasas, pela constante superinformação. Como não estabelecer uma relação direta com a sociedade atual que vive manipulada pela contante evolução tecnológica, redes sociais monitorando as vidas das pessoas, tornando-as mais narcisistas e carentes de mais atenção? 

Essa reflexão é possível após a passagem deste trecho da obra: 

“  You can’t build a house without nails and wood. If you don’t want a house built, hide the nails and the wood. If you don’t want a man unhappy politically don’t give him two sides to a question to worry him. Give him none. If the government is inefficient, top-heavy, and tax-mad, better it be all those than that people worry over it. 
Peace Montag.
Give the people contests they win by remembering the words to more popular songs or the
names of the state capitals or how much corn Iowa grew last year. Cram them full of non-
combustible data, chock them so full of “facts” that they feel stuffed, but absolutely  brilliant” with information. They’ll fell they’re thinking. And they’ll be happy, because facts of that sort don’t change.”

Tradução: 
" Você não pode construir uma casa sem pregos e madeira. Se você não quer uma casa construída, esconda os pregos e a madeira. Se você não quer um homem infeliz politicamente, não lhe dê os dois lados de uma questão para preocupá-lo. Não de nenhum. Se o governo é ineficiente, despótico e ávido por impostos, melhor que ele seja tudo isso do que as pesssoas se preocuparem com isso. 
Paz Montag. 
Dê as pessoas concursos que elas ganhem lembrando as palavras das músicas mais populares ou os nomes das capitais dos Estados ou quanto foi a safra de milho de Iowa ano passado. Encha as pessoas com dados incombustíveis, entupa-as com tantos "fatos" para que elas se sintam empanturradas, mas absolutamente brilhantes quanto a infomrações. Assim elas imaginarão que estão pensando, terão uma sensação de movimentos sem sair do lugar. E ficarão felizes, porque fatos dessa ordem não mudam." 


Ahhhh, não conseguiu visualizar direito a tradução? Fique tranquilo: clique o cursor do mouse no espaço acima e deixe aquela marca azul aparecer que a tradução ficará mais legível - olha só que interatividade Ladies and Gentleman!!!!! 

O vídeo a seguir do canal TED-ed, vai lhe mostrar alguns outros motivos para você ler o livro! Acesse este link para assisti-lo. Dá para colocar a legenda em português ou inglês se quiser praticar! ;) 


Tem disponível também um filme do livro (of course). Na minha opinião, tanto o filme dos anos 60 quanto o atual, não fazem jus à obra e não a representam como deveriam - mas, my opinion only. De qualquer forma, assista-o depois de ler o livro para você não perder maiores e detalhes mais marcantes ;) 

Fahrenheit 451 - François Truffal - 1966

Ou: 


Em breve farei um post fazendo a review do filme acima! 

Para você que pretende comprar o livro, eu sempre indico o sebo online, Estante Virtual. Para quem não conhece, é um site que vende livros usados em um valor mais em conta - e não é publipost hein?!

Este link aqui já vai direcioná-los para a página com as ofertas desse livro.

→ PDF do livro em português;
→ PDF book in English;

Gosta do Litera Tour? Deixe nos comentários os livros que vocês gostaria que eu avaliasse! Comente também o que achou de Fahrenheit, o que chamou sua atenção na obra ou qualquer outra coisa que o interesse!


Terminou de ler o livro? Responde esse formulário para me ajudar no próximo post sobre esse livro? São apenas 4 perguntinhas simples. Access in: Fahrenheit 451 - Forms

Obrigada.


See u next time!! 

No comments:

Post a Comment